segunda-feira, 16 de maio de 2016

UIB abre inscrições – Edital | Considerações finais e fora do edital


UIB abre inscrições – Edital
Edital UIB 001/2016
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Edital UIB 001/2016

A UIB – Universidade Internacional do Bolo, e a Faculdade Dona Benta, abrem inscrições para os cursos de graduação e pós-graduação na confecção de bolos simples e complexos, variados e diversos. Do bolinho de chuva ao bolo confeitado, do cup cake ao marzipan texturizado. Com conhecimentos interdisciplinares, multidisciplinares e transversais em outras culturas, produzidas por talheres, pratos, panelas e outros utensílios.

Curso de graduação. Depois de formado no curso de graduação o aluno estará apto a confeccionar bolos básicos e simples, com os ingredientes básicos de um bolo (gordura, ovos, farinha, leite e fermento). O aluno iniciante entrara em contato com os grupos farináceos, e estar capacitado a reconhecer em uma feira, farinhas diversas, como de mandioca, de macaxeira, de milho e de trigo, mais outras batatas que podem produzir farinhas, como a de fécula e a de purga. Paralelamente e concomitantemente, o aluno aprendera a reconhecer e usar as medidas dos ingredientes: copos, xicaras e colheres diversas. Irá pesquisar medidas antigas, como as medidas de farinhas em litro, cuias e cabaças. Líquidos disponibilizados em quengas, garrafas e quartinhas. Calcular e contabilizar punhados e pitadas, salteados e polvilhados. O aluno deverá estar ao final do curso básico, capacitado a reconhecer cores, aspectos e texturas, mais os sabores das farinhas diversas enquanto cruas e ainda não utilizadas.

O aluno ficará apto a reconhecer e calcular medidas modernas, como o quilo, a dúzia e o litro, e suas medidas múltiplas e fracionarias. Ao final do curso a diplomação se dará pela confecção de um TCC, com uma receita criada e gerenciada pelo aluno. O professor será o único participante de uma banca de avaliação do TCC, e não serão admitidos recursos. A decisão do professor é soberana.

Medidas em polegadas, onças e libras, estarão disponíveis em cursos de extensão, como disciplinas não obrigatórias, contabilizando cargas horarias de complementação. Até aqui estão elencados os cursos de graduação nas modalidades bacharelado e licenciatura.

Cursos de pós-graduação. Depois de graduado o aluno poderá requerer em formulário próprio o ingresso em um curso de pós-graduação, nas modalidades latu senso e stricto sensu. Alunos poderão se especializar em diversos tipos de bolos, secos, úmidos e molhados, recheados e confeitados. Cursos de especialização e mestre boleiro. Cursos mais avançados podem oferecer conhecimentos sobre as arquiteturas e as estéticas de um prato. A titulação do aluno será mediante a apresentação de uma monografia, dissertação ou tese inédita. As apresentações de conteúdo ou de resultados dos trabalhos, possuem um caráter cerimonial público. Aberto a todos os degustadores, mas sem direito a intervenção ou sugestões pelo público presente, encaminhadas ao aluno ou a banca de avaliação. E mediante escrutínio sigiloso será apresentado o resultado.

Curso de pós-graduação - mestrado stricto senso. Depois de graduado o aluno poderá requerer o ingresso em um curso de mestrado e posteriormente em doutorado, depois de cumprir um tempo regulamentar na titulação de mestrado. Fará em cursos de pós-graduação, com cadeiras obrigatórias de caráter cientifico, metodologias a apresentações cientificas, baseadas e analises e estatísticas; mais as dissertações de mestrados e teses de doutorados, em busca de novos conhecimentos na arte de fazer bolos. Com argumentos e fundamentação deverá levar seus conhecimentos ao julgamento de uma banca, que avaliará o conhecimento e o conteúdo apresentado. Com critérios básicos de forma, estética, aroma e degustação, o trabalho será avaliado. E a banca se fará soberana, terá o poder de conceder ou não conceder o título de mestre ou de doutor. Indicar ou não bolo apresentado para oferecimento em público, e publicação da receita.

Curso de pós-graduação especialização lato sensu. Depois de graduado o aluno poderá requerer em formulário próprio o ingresso em um curso de pós-graduação na modalidade latu senso. Alunos poderão se especializar em diversos tipos de bolos, desde os mais simples com ou sem sabor, mesclado, chocolate e formigueiro, aos mais requintados para debutantes ou noivos.

Cursos avançados para pós-graduação, com investigação e pesquisa. Nível de pós-doutorado. Neste momento depois de cumprir todos os requisitos e cursos anteriores, o aluno estará apto a participar em outros cursos ligados a inovação e pesquisa. Pesquisar fornos diferentes e temperaturas variadas, buscando novos resultados e novos bolos de outros aspectos e sabores. Poderá participar de uma cozinha gastronômica, um centro de pesquisas onde o ex-aluno, agora mestre ou doutor, poderá com suas experiências criar conhecimentos. Um restaurante gastronômico poderá levar ao público todo o conhecimento produzido, por sensações organolépticas.

Bibliografia básica a ser consultada e utilizada em todos os cursos e estudos: Dona Benta.

Bibliografia complementar: rótulos de produtos, com informações nutricionais, ingredientes e modo de preparo.



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Considerações finais e fora do edital.



Assim seguem os cursos e faculdades, coletando o conhecimento emanado pelo povo, roteirizando e fundamentando como conhecimento cientifico, para serem oferecidos como um produto imaterial nas faculdades e universidades. Um produto intelectual e intelectualizado, por mestres e doutores, diretores e reitores, escolas e colégios, faculdades e universidades. Especialistas e protagonistas de um conhecimento. A velha estratégia de dominar um conhecimento, o antigo argumento de quem tem um conhecimento, domina e determina um poder. Com divisas e limites ocultos e invisíveis. O produto conhecimento é imaterial e intelectual. Provindo da doutrina filosófica do kantismo, ligados aos fenômenos da inteligência, que transcende o mundo material.

As escolas, colégios, faculdades e universidades funcionam oferecendo uma parte de conteúdo de determinado tema, determinado seguimento do denominado conhecimento cientifico, que pode ser cobrado em testes e provas, sem consultas em bibliografias ou colegas ao lado. Oferecem conhecimentos e riscos. Os riscos de o aluno ser reprovado, por falta de conhecimento e falta de comparecimento. O modelo foucaultinano de vigiar e punir, tornando os alunos dóceis e uteis a um mercado de trabalho ou de consumo. O “dispositivo panóptico” foucautinano, quando o aluno precisa saber que está sendo vigiado. Todos em uma sala avistam o professor e o professor avista todos os alunos. O aluno é vigiado e pode ser punido. Ainda que as regras do Direito não obriguem um réu ou acusado, a criar provas contra si, o aluno cria provas de próprio punho, que podem medir e avaliar o seu conhecimento, identificando se leu e estudou o conteúdo ofertado.

Por fim a universidade produz um produto. Transformam o aluno em produto denominado profissional, por vezes especializado. Um produto disponibilizado para as empresas, que guardam o direito de usar/consumir ou não usar/não consumir. Ainda irão avaliar seus currículos, e molda-los de acordo com a necessidade da empresa.

O profissional como um produto destinado a um mercado. Mercados de trabalho e mercado de consumo. Uma elite se destaca, os que estão posicionados em uma elite do conhecimento, no topo da pirâmide. Estão munidos de certificados e títulos, isolados dos que estão na base da pirâmide. Os que conseguem chegar ao topo da pirâmide, criam dificuldades aos que desejam se posicionar no espaço ocupados por eles. Criam documentos e situações privilegiadas. Criam documentos que os destacam e referendam suas posições e seus conhecimentos. Documentos impressos em papel simples ou papel moeda, como certificados e títulos, que quanto mais raros, mais valores possuem, sob o ponto de vista bourdiesiano. Criam provas, testes e concursos, baseados em seus critérios de escolha. Indicam uma enormidade de livros densos e espessos como fonte de pesquisa para uma prova, e com meia dúzia de perguntas fazem uma avaliação, uma seleção.

O documento bíblico deixou uma liberdade a Adão e Eva, de provar e comer todos os frutos encontrados no jardim do Éden, menos a arvore localizada no meio do jardim, a arvore do verdadeiro conhecimento. E assim vem acontecendo com a academia, onde o conhecimento é reservado aos deuses. Deuses acadêmicos, os filhos de Lattes. E aqueles que desobedecem aos deuses podem ser expulsos ou nem entram do paraíso. Terão que buscar outras plagas.

A ciência, o conhecimento acadêmico e cientifico é uma nova religião. Com dados coletados, gráficos, tabelas e fé avalia-se o passado e acredita-se em um futuro estimado e calculado por gráficos projetados.



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