quarta-feira, 18 de março de 2015

Taxiologias

Artigo encaminhado a Informática em Revista 
ANO 9 | N 104 | MARÇO 2015 | NATAL/RN

Taxiologias 1

Taxiar é o nome dado às manobras que os aviões fazem em terra, no pátio e na pista, antes de decolar ou depois de aterrissar; Táxis: um radical grego significando, ordenamento, arranjo ou classificação (Dic.); Táxi: do francês taximétre, automóvel de aluguel com taxímetro (Dic.); Táxi: forma abreviada de taxímetro (Dic.). A palavra táxi dá uma ideia de um movimento, objetivando um ordenamento, chegar a um ponto e alcançar um resultado.

Para usar um taxi (automóvel de aluguel com taxímetro), basta chamar, acenar ou telefonar. Seu uso traz comodidade, conforto e facilidade para chegar a um determinado lugar. Basta usar e pagar. O taxista ─ o motorista e condutor do taxi ─ tem um maior conhecimento de uma cidade ou de um bairro, a que se pretenda descobrir, conhecer ou chegar. Dirige o veículo e conduz o passageiro a um determinado local. Anos de experiência, e anos de vivencia na profissão ao volante criam um conhecimento, produzido por informações adquiridas nos trajetos, e nas paradas para pausas. A cidade se deslumbra para o taxista, através de vidros e espelhos diariamente. Tudo que é visto pelo para-brisa à sua frente, se repete de modo inverso pelo retrovisor. Novos lugares e novos pontos de vistas, um olhar por outro ângulo. Nos pontos de taxi, taxistas trocam informações e conhecimentos, com seus companheiros da classe trabalhista, até que surja uma nova corrida com outro cliente.

A tecnologia levou o GPS para dentro dos automóveis, criando uma maior facilidade e comodidade, para driblar o transito e as interrupções momentâneas ou previstas, possibilitando chegar a locais desconhecidos, com mais rapidez e tranquilidade, por caminhos que talvez, nunca antes foram trafegados.

O rádio ligado no noticiário ao vivo, traz as ultimas notícias da cidade. O rádio intercomunicador pode informar algo que acontece no momento, em algum lugar, alertando outros taxistas. Motoristas e taxistas ficam QAP e aguardando um QSL. “QR Code QAP” (IR – Set/13) e ”QRA BQ 75 QSO” (IR - Ago/14). O motorista (taxista), tal como um Concierge, “Concierge e ETC” (IR - Jan/14), facilita a vida do cliente passageiro, chegando a um ponto desconhecido, citado e desejado pelo cliente, o local onde desejava chegar. Taxiando pelas ruas pode levar ou pegar um cliente em um aeroporto, onde ele o cliente pode aterrissar ou decolar.

Tal como as ruas, a internet é um emaranhado de caminhos. E a internet ainda é como um iceberg, ainda há muita informação por trás, ou por baixo daquilo que enxergamos. Pensando nestes inconvenientes soluções tem sido pensadas e criadas. Criar o que se poderia chamar de mapas e GPS na internet. Pesquisar os rastros deixados. E deixar rastros e pistas para que outros possam nos encontrar.

Uma experiência foi realizada. Uma pesquisa utilizando três revistas do ano de 2012: as edições de Informática em Revista/Natal-RN: N° 75 (outubro/12), N° 76 (novembro/12) e N° 77 (dezembro/12). Foram encontrados nestes três números publicados, alguns trabalhos, as produções intelectuais. Uma produção de textos, totalizando 38 trabalhos publicados por 24 autores (os personagens ilustrados), sem critérios de indexações. Critérios que serão inseridos e abordados em outro momento, em outro conjunto de revistas, com artigos e autores.

Por questões de espaços e oportunidades, outras informações sobre este artigo podem ser encontradas em:

http://digestaodainformacao.blogspot.com.br/2015/02/taxiologias-ws1.html
23/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário