segunda-feira, 16 de maio de 2016

UIB abre inscrições – Edital | Considerações finais e fora do edital


UIB abre inscrições – Edital
Edital UIB 001/2016
PDF

Edital UIB 001/2016

A UIB – Universidade Internacional do Bolo, e a Faculdade Dona Benta, abrem inscrições para os cursos de graduação e pós-graduação na confecção de bolos simples e complexos, variados e diversos. Do bolinho de chuva ao bolo confeitado, do cup cake ao marzipan texturizado. Com conhecimentos interdisciplinares, multidisciplinares e transversais em outras culturas, produzidas por talheres, pratos, panelas e outros utensílios.

Curso de graduação. Depois de formado no curso de graduação o aluno estará apto a confeccionar bolos básicos e simples, com os ingredientes básicos de um bolo (gordura, ovos, farinha, leite e fermento). O aluno iniciante entrara em contato com os grupos farináceos, e estar capacitado a reconhecer em uma feira, farinhas diversas, como de mandioca, de macaxeira, de milho e de trigo, mais outras batatas que podem produzir farinhas, como a de fécula e a de purga. Paralelamente e concomitantemente, o aluno aprendera a reconhecer e usar as medidas dos ingredientes: copos, xicaras e colheres diversas. Irá pesquisar medidas antigas, como as medidas de farinhas em litro, cuias e cabaças. Líquidos disponibilizados em quengas, garrafas e quartinhas. Calcular e contabilizar punhados e pitadas, salteados e polvilhados. O aluno deverá estar ao final do curso básico, capacitado a reconhecer cores, aspectos e texturas, mais os sabores das farinhas diversas enquanto cruas e ainda não utilizadas.

O aluno ficará apto a reconhecer e calcular medidas modernas, como o quilo, a dúzia e o litro, e suas medidas múltiplas e fracionarias. Ao final do curso a diplomação se dará pela confecção de um TCC, com uma receita criada e gerenciada pelo aluno. O professor será o único participante de uma banca de avaliação do TCC, e não serão admitidos recursos. A decisão do professor é soberana.

Medidas em polegadas, onças e libras, estarão disponíveis em cursos de extensão, como disciplinas não obrigatórias, contabilizando cargas horarias de complementação. Até aqui estão elencados os cursos de graduação nas modalidades bacharelado e licenciatura.

Cursos de pós-graduação. Depois de graduado o aluno poderá requerer em formulário próprio o ingresso em um curso de pós-graduação, nas modalidades latu senso e stricto sensu. Alunos poderão se especializar em diversos tipos de bolos, secos, úmidos e molhados, recheados e confeitados. Cursos de especialização e mestre boleiro. Cursos mais avançados podem oferecer conhecimentos sobre as arquiteturas e as estéticas de um prato. A titulação do aluno será mediante a apresentação de uma monografia, dissertação ou tese inédita. As apresentações de conteúdo ou de resultados dos trabalhos, possuem um caráter cerimonial público. Aberto a todos os degustadores, mas sem direito a intervenção ou sugestões pelo público presente, encaminhadas ao aluno ou a banca de avaliação. E mediante escrutínio sigiloso será apresentado o resultado.

Curso de pós-graduação - mestrado stricto senso. Depois de graduado o aluno poderá requerer o ingresso em um curso de mestrado e posteriormente em doutorado, depois de cumprir um tempo regulamentar na titulação de mestrado. Fará em cursos de pós-graduação, com cadeiras obrigatórias de caráter cientifico, metodologias a apresentações cientificas, baseadas e analises e estatísticas; mais as dissertações de mestrados e teses de doutorados, em busca de novos conhecimentos na arte de fazer bolos. Com argumentos e fundamentação deverá levar seus conhecimentos ao julgamento de uma banca, que avaliará o conhecimento e o conteúdo apresentado. Com critérios básicos de forma, estética, aroma e degustação, o trabalho será avaliado. E a banca se fará soberana, terá o poder de conceder ou não conceder o título de mestre ou de doutor. Indicar ou não bolo apresentado para oferecimento em público, e publicação da receita.

Curso de pós-graduação especialização lato sensu. Depois de graduado o aluno poderá requerer em formulário próprio o ingresso em um curso de pós-graduação na modalidade latu senso. Alunos poderão se especializar em diversos tipos de bolos, desde os mais simples com ou sem sabor, mesclado, chocolate e formigueiro, aos mais requintados para debutantes ou noivos.

Cursos avançados para pós-graduação, com investigação e pesquisa. Nível de pós-doutorado. Neste momento depois de cumprir todos os requisitos e cursos anteriores, o aluno estará apto a participar em outros cursos ligados a inovação e pesquisa. Pesquisar fornos diferentes e temperaturas variadas, buscando novos resultados e novos bolos de outros aspectos e sabores. Poderá participar de uma cozinha gastronômica, um centro de pesquisas onde o ex-aluno, agora mestre ou doutor, poderá com suas experiências criar conhecimentos. Um restaurante gastronômico poderá levar ao público todo o conhecimento produzido, por sensações organolépticas.

Bibliografia básica a ser consultada e utilizada em todos os cursos e estudos: Dona Benta.

Bibliografia complementar: rótulos de produtos, com informações nutricionais, ingredientes e modo de preparo.



UIB abre inscrições – Edital | Edital UIB 001/2016 | PDF 642

Texto disponível em:


Texto anterior

UIB abre inscrições – Edital | Edital UIB 001/2016 | PDF 642

Texto disponível em:






Considerações finais e fora do edital.



Assim seguem os cursos e faculdades, coletando o conhecimento emanado pelo povo, roteirizando e fundamentando como conhecimento cientifico, para serem oferecidos como um produto imaterial nas faculdades e universidades. Um produto intelectual e intelectualizado, por mestres e doutores, diretores e reitores, escolas e colégios, faculdades e universidades. Especialistas e protagonistas de um conhecimento. A velha estratégia de dominar um conhecimento, o antigo argumento de quem tem um conhecimento, domina e determina um poder. Com divisas e limites ocultos e invisíveis. O produto conhecimento é imaterial e intelectual. Provindo da doutrina filosófica do kantismo, ligados aos fenômenos da inteligência, que transcende o mundo material.

As escolas, colégios, faculdades e universidades funcionam oferecendo uma parte de conteúdo de determinado tema, determinado seguimento do denominado conhecimento cientifico, que pode ser cobrado em testes e provas, sem consultas em bibliografias ou colegas ao lado. Oferecem conhecimentos e riscos. Os riscos de o aluno ser reprovado, por falta de conhecimento e falta de comparecimento. O modelo foucaultinano de vigiar e punir, tornando os alunos dóceis e uteis a um mercado de trabalho ou de consumo. O “dispositivo panóptico” foucautinano, quando o aluno precisa saber que está sendo vigiado. Todos em uma sala avistam o professor e o professor avista todos os alunos. O aluno é vigiado e pode ser punido. Ainda que as regras do Direito não obriguem um réu ou acusado, a criar provas contra si, o aluno cria provas de próprio punho, que podem medir e avaliar o seu conhecimento, identificando se leu e estudou o conteúdo ofertado.

Por fim a universidade produz um produto. Transformam o aluno em produto denominado profissional, por vezes especializado. Um produto disponibilizado para as empresas, que guardam o direito de usar/consumir ou não usar/não consumir. Ainda irão avaliar seus currículos, e molda-los de acordo com a necessidade da empresa.

O profissional como um produto destinado a um mercado. Mercados de trabalho e mercado de consumo. Uma elite se destaca, os que estão posicionados em uma elite do conhecimento, no topo da pirâmide. Estão munidos de certificados e títulos, isolados dos que estão na base da pirâmide. Os que conseguem chegar ao topo da pirâmide, criam dificuldades aos que desejam se posicionar no espaço ocupados por eles. Criam documentos e situações privilegiadas. Criam documentos que os destacam e referendam suas posições e seus conhecimentos. Documentos impressos em papel simples ou papel moeda, como certificados e títulos, que quanto mais raros, mais valores possuem, sob o ponto de vista bourdiesiano. Criam provas, testes e concursos, baseados em seus critérios de escolha. Indicam uma enormidade de livros densos e espessos como fonte de pesquisa para uma prova, e com meia dúzia de perguntas fazem uma avaliação, uma seleção.

O documento bíblico deixou uma liberdade a Adão e Eva, de provar e comer todos os frutos encontrados no jardim do Éden, menos a arvore localizada no meio do jardim, a arvore do verdadeiro conhecimento. E assim vem acontecendo com a academia, onde o conhecimento é reservado aos deuses. Deuses acadêmicos, os filhos de Lattes. E aqueles que desobedecem aos deuses podem ser expulsos ou nem entram do paraíso. Terão que buscar outras plagas.

A ciência, o conhecimento acadêmico e cientifico é uma nova religião. Com dados coletados, gráficos, tabelas e fé avalia-se o passado e acredita-se em um futuro estimado e calculado por gráficos projetados.



UIB abre inscrições – Edital | Considerações finais e fora do edital | PDF 643

Texto disponível em:





sexta-feira, 13 de maio de 2016

Roberto Cardoso (Maracajá) em/ Roberto Cardoso (Maracajá) in


Roberto Cardoso (Maracajá) em/ Roberto Cardoso (Maracajá) in



Roberto Cardoso (Maracajá) em

Roberto Cardoso (Maracajá) in






























Roberto Cardoso (Maracajá) em “Jornal Metropolitano”

Roberto Cardoso (Maracajá) in “Jornal Metropolitano”


Textos publicados no Jornal Metropolitano. Parnamirim/RN.



Roberto Cardoso (Maracajá) em “O Mossoroense”

Roberto Cardoso (Maracajá) in “O Mossoroense”


Textos publicados no jornal O Mossoroense. Mossoró/RN.



Roberto Cardoso (Maracajá) em “Kukukaya”

Roberto Cardoso (Maracajá) in “Kukukaya”


Textos publicados na Revista Kukukaya. Revista Virtual.



Roberto Cardoso (Maracajá) em “Jornal de Hoje”

Roberto Cardoso (Maracajá) in “Jornal de Hoje”


Textos publicados no Jornal de Hoje. Natal/RN



Roberto Cardoso (Maracajá) em Informática em Revista

Roberto Cardoso (Maracajá) in Informática em Revista


Textos publicados em Informática em Revista. Natal/RN



Roberto Cardoso (Maracajá) em Publikador

Roberto Cardoso (Maracajá) in Publikador





Textos publicados em Publikador



Roberto Cardoso (Maracajá) em Google+

Roberto Cardoso (Maracajá) in Google+


Textos e imagens em Google+



Roberto Cardoso (Maracajá) em Wordpress

Roberto Cardoso (Maracajá) in Wordpress



Textos em Wordpress



Roberto Cardoso (Maracajá) em Tumbir

Roberto Cardoso (Maracajá) in Tumbir







Textos e links em Tumbir



Roberto Cardoso (Maracajá) em ISSUU

Roberto Cardoso (Maracajá) in ISSUU


Links em ISSUU





Roberto Cardoso (Maracajá) em Linkest

Roberto Cardoso (Maracajá) in Linkest









Links em Linkest


Roberto Cardoso (Maracajá) em Jerimum news

Roberto Cardoso (Maracajá) in Jerimum News


Textos em Wordpress




Roberto Cardoso (Maracajá) em Xananas Blog

Roberto Cardoso (Maracajá) in Xananas Blog


Textos em Wordpress


http://forumaracaja.blogspot.com.br/2016/05/roberto-cardoso-maracaja-em-roberto.html



Roberto Cardoso (Maracajá) em

Roberto Cardoso (Maracajá) in





















domingo, 1 de maio de 2016

A PEC do absurdo


A PEC do absurdo

 PDF 634



Parlamentares estão a procura de novos remendos constitucionais. Querem tapar os furos das peneiras de governos anteriores mal administrados. E agora mal falados, nas ruas e nas redes sociais. Administrações com governos e politicos não acreditados, buscam o caminho do retrocesso, o caminho do absurdo. Parlamentares sem visão e sem instrução, e fora de uma sã consciência. Os eternos alienados, não informados do que acontece do lado de fora, de seus gabinetes e de seus carros fechados. Seus antolhos que não permitem olhar para os lados. Correm sempre para frente e desenfreados. Querem a todo custo, barrarem os indesejados, com estrategias politicas de embargos, de candidaturas e eleições...


E o exemplo mais evidente é o ex presidente, de olho no cargo presidencial. Mas Lula já tem diploma de presidente e vários títulos de doutor..... Que valem muito mais do que um diploma obtido em uma faculdade. E foi a universidade, com mestres e doutores que o titulou, com diversos títulos de doutorados, com direito a cerimonial e beca. Todo paramentado. A universidade estava dominada pelo seu partido, professores tambem são trabalhadores, e são formadores de opinião. E não vai ser pelas disputas de certificados e de titulos, que vencerão as proximas eleições. A regra da academia não cabe na politica. A prioridade é competencia e honestidade, administrar e legislar em nome do povo. Apenas o suor e o amor na profissão dos profressores, é cabivel na classe administrativa e politica, para criar um convencimento na comunidade, na sociedade e nas bases.


A trama de deputados e senadores, dos politicos e parlamentares, que colocarão em votação a necessidade de ter diploma superior para ocupar cargos políticos ...... Chegaram atrasados na história. Vivemos o momento da EaD - Educação a Distancia e educação continuada. Tudo pelo computador e via internet. Onde não é preciso frequentar uma escola. É possível formar-se, obter um certificado ou um diploma à distancia, bem longe dos bancos escolares e longe dos olhos de um professor. O recurso cartesiano esta em decadencia, com provas, teoremas e teorias. A unica coisa que sobrou em seu eixo, foi a origem (0;0).


Tentarão barrar os novos candidatos, mas deixarão um brecha para os que já ocupam cargos. E ainda fica uma pergunta. Qual a escolaridade dos que querem colocar a ideia em pratica e votação? Alguns podem até ter um diploma empoeirado, esquecido no tempo, Não continuaram um conhecimento, estiveram ocupados e preocupados em manter seus almejados futuros cargos, e manter um status. Manter regalias e os foros privilegiados, a imunidade parlamentar. Estavam sempre de olho em uma aposentadoria, muito bem remunerada. A estrategia e a ilusão de pensar que podiam comprar o que, e quem queriam.


Sabe-se inclusive, que na classe politica existem muitos analfabetos e outros já alfabetizados. Suas leis e seus projetos não iriam a plenário se não houvessem os escritores, redatores e revisores. Os que escrevem por eles, os que colocam suas ideias no papel. Corrigem suas falhas e seus erros, por vezes suas loucuras absurdas. E ainda há os procuradores para analisar os atos e os fatos em questão. Evitando erros contra a constituição, estadual ou federal, mais as leis municipais.


Foi-se o tempo que o conhecimento era detido pelos professores e limitados aos muros da escola. Agora o conhecimento esta livre para sera acessado. E pode estar na palma da mão, com o alcance dos olhos e usos dos dedos, tal como passar as paginas de um livro. Mas quem não sabe o que procura, não identifica e não reconhece o que encontra e o que acha.









Entre Natal e Parnamirim, 01/05/16

por
Roberto Cardoso (Maracajá)
Branded Content (produtor de conteúdo)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico
FAPERN/UFRN/CNPq
Maracajá



Texto publicado em:




Texto também publicado em:





Textos relacionados:



PDF 594 - Lula a caminho da produção cientifica – o TCC





PDF 595 - Lula a caminho da produção cientifica – a Monografia





PDF 596- Lula a caminho da produção cientifica – a Dissertação





PDF 597- Lula a caminho da produção cientifica – a Tese




PDF 605 - Lula a caminho da produção cientifica – pós-doc 1




PDF 607 - Lula a caminho da produção cientifica – pós-doc 2