quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Diastema poético


Diastema poético
PDF 478

 


A casa dos odontologistas, também conhecidos como dentistas, e que um dia foram boticários, abriu espaços entre sorrisos e dentes. Marcou o aniversário do espaço sempre aberto mensalmente. Arcadas superiores e arcadas inferiores estiveram presentes, articuladas na comemoração dos 11 anos do sarau da sociedade dos dentistas escritores, um sarau como terapia. Comissuras labiais foram em direção as orelhas. Da primeira a última dentição muitos estavam presentes, e poucos estiveram ausentes. Aconteceu a oclusão dos presentes.

Sócios, presidentes e antigos presidentes do CRO-RN, estiveram ali no diastema poético para saudar e comemorar, uma terapia em forma de sarau. A estratégia de mostrar os resultados de seus trabalhos, com um sorriso no rosto, mostrando os dentes. A relação da profilaxia com atenção profissional, com o emocional individual.

Grilos poetas e grilos falantes estiveram presentes, teve cri cri no CRO, que agora tem uma responsabilidade além da manutenção, da conservação e do controle dos dentes. Tem o rosto e a face para estudar e preservar. Esternocleidomastóideo e outros músculos voluntários também estiveram presentes. O músculo risório não parou de se movimentar. O peitoral maior estava ali para abraçar e cumprimentar o obturador e mantenedor do evento, Rubens Barros, quem faz o canal, e que em breve, não agora, chegará a octogenário. Um jovem perante uma visita inesperada, uma declamadora centenária, com lembranças de cantigas contadas e cantadas pela tia avó.

Foram declamados prosas e versos aos palatos, com vibrações da úvula. Enquanto Tião com cadeira cativa junto a mesa no Sarauterapia, visitava outros rios, de outros meses, a posição de chairman coube a Emmanoel, um tripulante da Tríade, a caminho do Seridó. Uma dupla de irmãs quase gêmeas, professoras jardinenses, também esteve presente, com um desfile de Jotas em jardins de jerimuns seridoenses. Articulações dos sujeitos, dos objetos e dos verbos, articulações dos versos e das prosas, junto com as articulações dos ombros articularam com a SPVA: as falas, os cumprimentos e os abraços. O fado com a primeira dama também esteve presente.

Por fim, para terminar de comemorar, a bebemoração com comemoração: a gustação e a olfação iriam funcionar, uma articulação fisiológica da língua e do nariz. O momento de fazer funcionar as dorsais papilas linguares, e seus receptores gustatórios identificando os sabores, uma apreciação antes de deglutir. Acepipes líquidos e sólidos, doces e salgados estavam no hall a esperar. O grupo atendido no auditório, e não no consultório, fez o sentido inverso na sala de espera.

 
Entre Natal/RN e Parnamirim/RN, 17/09/15

 
por
Roberto Cardoso (Maracajá)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico
FAPERN/UFRN/CNPq
 
Plataforma Lattes
Produção Cultural

 

 

Texto disponível em:



 
Outros textos relacionados a dentistas:

Komunikologia em odontologia


Fejão no dente


 

 
 
Outros textos:
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário